Jesus Salvador


Jesus: caminho, verdade e vida

... Foi por você.
Que Eu me deixei ser tão chagado
e ferido
por isso sinta-se amado e
querido
pois é o meu amor
que cura sua dor...

(Mas Ele foi castigado por nossos crimes
e esmagado por nossas iniquidades
O castigo que nos salva pesou sobre Ele
fomos curados graças as suas Chagas)
[ Isaías 53,5]

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Corpus Christi: Tomai e comei!


Nós, cristãos católicos, neste mês de junho, temos várias festas litúrgicas importantes, destacamos: Ascensão do Senhor, Pentecostes,
Santíssima Trindade e Corpus Christi. Nesta reflexão queremos aprofundar o sentido da festa do Corpo e Sangue de Cristo.
A princípio pode parecer estranho a presença de um tema litúrgico nesta página bíblica. Porém, o aprofundamento das questões teológicas do Novo Testamento apontam para uma identificação substancial entre a teologia litúrgica desta festa com a da tradição bíblica. Apoiando-nos nos pressupostos da teologia litúrgica de Corpus Christi, tentaremos uma aproximação bíblica a esta solenidade, isto é, abordaremos seu significado e suas implicações para os cristãos a partir do enfoque da tradição teológica bíblica.
... Isto é Meu Corpo e Sangue dado e derramado por vós...
professamos: "... desceu a mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia..." e "... creio na ressurreição da carne..." Nossa doutrina católica tem no Credo, síntese de toda a fé católica, a crença na ressurreição. Esta crença provém de Jesus (Mt 22,30; 28,6; Mc 24,6-8;).
A missão jesuânica tem sua revitalização na experiência da ressurreição de Jesus após a sua morte na Cruz. Jesus pregou a ressurreição dos corpos, a ressurreição de um corpo glorioso ( Mt 22, 23-33.). Jesus fala de seu projeto e missão, o Reinado de Deus, com seu corpo, ou seja, com sua vida e experiência. A pregação de Jesus não teria sentido se não fosse a partir de sua morte e ressurreição. Isto é tão forte que a Cruz, o Pão e o Vinho, principais símbolos da fé cristã, nos remetem ao seu corpo enquanto explicitador de Deus e do Reinado. Assim, temos: Cruz = lugar do corpo de Jesus; Pão = seu corpo; e Vinho = seu sangue. E a junção destes três símbolos suscitam o grande paradoxo cristão: a morte (Cruz) de Jesus possibilitou sua permanência real e viva entre nós (Pão e Vinho) (Jo 6,51).
Os escritos do Novo Testamento colocam Jesus como O intervir de Deus na História. Podemos constatar isto claramente no prólogo de João: "No princípio era o Verbo; e o Verbo estava em Deus; e o Verbo é Deus; e o Verbo se fez carne habitando entre nós." (Jo 1,1-14). Em outras palavras: o nascimento, a vida, pregação, morte e ressurreição de Jesus estão em função de sua missão: tornar seu corpo o ponto de encontro de Deus com a humanidade. Este ponto de encontro só foi possível com o deslocamento do templo: do templo de pedra para o seu corpo. Assim, o discipulado de Jesus, e toda a humanidade, tem no corpo do mestre o encontro e a experiência de Deus.
Podemos, portanto, perceber que na tradição teológica cristã bíblica a solenidade litúrgica de Corpus Christi pode ser entendida como a presença de Deus nos alimentos do Pão e do Vinho (Eucaristia) bem como a participação de Deus na história humana.
... Fazei isto em memória de mim!

Concílio Vaticano II: é a unidade do povo ao redor do seu Senhor presente na Eucaristia, sua força na caminhada do povo em marcha e o compromisso com os irmãos mais sofridos de nossa sociedade.

TEMPLOS DE DEUS; A solenidade de Corpus Christi é um grito de alerta e um apelo aos seguidores de Jesus em resgatar o corpo como o lugar privilegiado do encontro com Deus e com os irmãos. É na valorização de nossos corpos, enquanto sacramento, que Jesus Ressuscitado continua vivo com seu corpo glorioso. Façamos isto em Sua memória! (Jo 6, 56).

Um comentário:

  1. MUITO BOM, BELO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Existe purgatório? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que a bíblia realmente fala sobre idolatria, imagens e escultura? É mais fácil seguir a tradição que nasci, do que procurar saber a verdade que a minha bíblia vai me dizer? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (IA Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir