
Nós, cristãos católicos, neste mês de junho, temos várias festas litúrgicas importantes, destacamos: Ascensão do Senhor, Pentecostes,
Santíssima Trindade e Corpus Christi. Nesta reflexão queremos aprofundar o sentido da festa do Corpo e Sangue de Cristo.
A princípio pode parecer estranho a presença de um tema litúrgico nesta página bíblica. Porém, o aprofundamento das questões teológicas do Novo Testamento apontam para uma identificação substancial entre a teologia litúrgica desta festa com a da tradição bíblica. Apoiando-nos nos pressupostos da teologia litúrgica de Corpus Christi, tentaremos uma aproximação bíblica a esta solenidade, isto é, abordaremos seu significado e suas implicações para os cristãos a partir do enfoque da tradição teológica bíblica.
... Isto é Meu Corpo e Sangue dado e derramado por vós...
professamos: "... desceu a mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia..." e "... creio na ressurreição da carne..." Nossa doutrina católica tem no Credo, síntese de toda a fé católica, a crença na ressurreição. Esta crença provém de Jesus (Mt 22,30; 28,6; Mc 24,6-8;).
A missão jesuânica tem sua revitalização na experiência da ressurreição de Jesus após a sua morte na Cruz. Jesus pregou a ressurreição dos corpos, a ressurreição de um corpo glorioso ( Mt 22, 23-33.). Jesus fala de seu projeto e missão, o Reinado de Deus, com seu corpo, ou seja, com sua vida e experiência. A pregação de Jesus não teria sentido se não fosse a partir de sua morte e ressurreição. Isto é tão forte que a Cruz, o Pão e o Vinho, principais símbolos da fé cristã, nos remetem ao seu corpo enquanto explicitador de Deus e do Reinado. Assim, temos: Cruz = lugar do corpo de Jesus; Pão = seu corpo; e Vinho = seu sangue. E a junção destes três símbolos suscitam o grande paradoxo cristão: a morte (Cruz) de Jesus possibilitou sua permanência real e viva entre nós (Pão e Vinho) (Jo 6,51).
Os escritos do Novo Testamento colocam Jesus como O intervir de Deus na História. Podemos constatar isto claramente no prólogo de João: "No princípio era o Verbo; e o Verbo estava em Deus; e o Verbo é Deus; e o Verbo se fez carne habitando entre nós." (Jo 1,1-14). Em outras palavras: o nascimento, a vida, pregação, morte e ressurreição de Jesus estão em função de sua missão: tornar seu corpo o ponto de encontro de Deus com a humanidade. Este ponto de encontro só foi possível com o deslocamento do templo: do templo de pedra para o seu corpo. Assim, o discipulado de Jesus, e toda a humanidade, tem no corpo do mestre o encontro e a experiência de Deus.
Podemos, portanto, perceber que na tradição teológica cristã bíblica a solenidade litúrgica de Corpus Christi pode ser entendida como a presença de Deus nos alimentos do Pão e do Vinho (Eucaristia) bem como a participação de Deus na história humana.
... Fazei isto em memória de mim!
Concílio Vaticano II: é a unidade do povo ao redor do seu Senhor presente na Eucaristia, sua força na caminhada do povo em marcha e o compromisso com os irmãos mais sofridos de nossa sociedade.
TEMPLOS DE DEUS; A solenidade de Corpus Christi é um grito de alerta e um apelo aos seguidores de Jesus em resgatar o corpo como o lugar privilegiado do encontro com Deus e com os irmãos. É na valorização de nossos corpos, enquanto sacramento, que Jesus Ressuscitado continua vivo com seu corpo glorioso. Façamos isto em Sua memória! (Jo 6, 56).

MUITO BOM, BELO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Existe purgatório? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que a bíblia realmente fala sobre idolatria, imagens e escultura? É mais fácil seguir a tradição que nasci, do que procurar saber a verdade que a minha bíblia vai me dizer? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
ResponderExcluirFale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (IA Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!