Jesus Salvador


Jesus: caminho, verdade e vida

... Foi por você.
Que Eu me deixei ser tão chagado
e ferido
por isso sinta-se amado e
querido
pois é o meu amor
que cura sua dor...

(Mas Ele foi castigado por nossos crimes
e esmagado por nossas iniquidades
O castigo que nos salva pesou sobre Ele
fomos curados graças as suas Chagas)
[ Isaías 53,5]

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ascensão de Jesus Cristo


Recorda-se nessa solenidade a conclusão da permanência visível de Deus entre os homens que levou à difusão do Cristianismo no mundo.

Uma manifestação de despedida necessária: assim é a Ascensão de Jesus, o retorno ao Pai que completou a Redenção. "Se eu não for não virá a vós o Consolador, se ao invés eu for, vos enviarei o Consolador", disse Jesus aos Apóstolos, segundo quanto nos relata o evangelista João.

"Nesta festa, a comunidade cristã é convidada a voltar o olhar para Aquele que, quarenta dias após a sua ressurreição, em meio ao estupor dos Apóstolos 'foi elevado ao alto diante de seu olhar e uma nuvem o subtraiu do olhar deles'. Subindo ao Céu, ele reabriu o caminho rumo à nossa pátria definitiva, que é o Paraíso. Agora, com a potência de seu Espírito, nos ajuda em nossa diária peregrinação na terra."

Com essas palavras, no dia 16 de maio de dois anos atrás, Bento XVI recordou o sentido da Ascensão. "Após quarenta dias desde quando se havia mostrado aos Apóstolos sob os traços de uma humanidade ordinária, que velavam a sua glória de Ressuscitado – explica o Catecismo da Igreja Católica –, Cristo sobe ao céu e senta-se à direita do Pai. Ele é o Senhor, que reina com a sua humanidade na glória eterna de Filho de Deus e intercede ao Pai incessantemente em nosso favor.

Manda-nos o seu Espírito e nos dá a esperança de alcançá-lo um dia, tendo nos preparado um lugar."

"Subindo para o 'alto', ele revela de modo inequívoco a sua divindade: retorna de onde veio, isto é em Deus, após ter realizado a sua missão na terra. Ademais, Cristo ascende ao Céu com a humanidade que assumiu e que ressuscitou dos mortos: aquela humanidade é a nossa, transfigurada, divinizada, que se tornou eterna. Portanto, a Ascensão revela a 'altíssima vocação' de toda pessoa humana: ela é chamada à vida eterna no Reino de Deus, Reino de amor, de luz e de paz."

Jesus "na Ascensão não foi para nenhum lugar longe de nós". "A sua tenda, Ele mesmo com o seu corpo – disse o Papa – permanece entre nós como um de nós. Podemos chamá-lo de 'você' e falar com Ele. Ele nos escuta e, se estivermos atentos, sentiremos também que Ele responde."

Nenhum comentário:

Postar um comentário